sexta-feira, janeiro 06, 2006

Turquia tem seis focos de gripe aviária; três pessoas já morreram

da France Presse, em Ancara

Seis focos de gripe aviária foram confirmados na Turquia, onde registraram as três primeiras mortes humanas pela enfermidade na entrada da Europa, e autoridades esperam resultados de análises de outras zonas potencialmente infectadas pelo vírus.

O primeiro foco de infecção do vírus H5N1 na Turquia foi detectado no dia 5 de outubro passado em uma granja de perus do povoado de Kiziksa, no noroeste, onde está instalada boa parte das criações de aves do país.

Autoridades colocaram de quarentena o povoado e seus arredores durante um período de três semanas, sacrificaram cerca de 10 mil aves e reforçaram a vigilância e o controle dos frangos na região.

A Turquia anunciou em 9 de dezembro último ter erradicado a gripe aviária na região. O perigo de deslocou para o leste do país, onde ocorreram as primeiras mortes humanas.

A Província mais afetada é a de Igdir, vizinha da Armênia e situada a cerca de 1.700 quilômetros a leste de Kiziksa, onde foram identificados três focos de H5, segundo uma contagem publicada nesta quinta-feira à noite pelo ministro turco da Agricultura, Mehdi Eker.

Um deles foi confirmado na semana passada na aldeia de Aralik, onde foi imposta uma quarentena e mais de mil aves foram sacrificadas.

Na Província de Erzurum, a 250 quilômetros a oeste de Igdir, foi detectado outro foco de infecção e as autoridades levaram à frente sacrifícios preventivos desde o começo da semana, destacou Eker.

O último caso confirmado foi registrado na província de Sanliurfa, a 750 quilômetros a sudoeste de Igdir.

Suspeitas

Autoridades turcas esperam os resultados das análises para saber se o vírus H5N1 está presente em todos os focos e o parecer dos laboratórios sobre alguns outros casos suspeitos.

Após as mortes de três crianças provenientes de Dogubeyazit, a cerca de 100 quilômetros ao sul de Aralik, o ministro turco da Saúde, Recep Akdag, destacou que as vítimas estavam em contato direito com os frangos doentes.

Autoridades de Dogubayazit proibiram o transporte de frangos e mandaram os habitantes enterrar as aves de criação (deste foco de infecção) mortas em cal.

Outros dois casos suspeitos foram constatados na Província de Erzurum e um na de Van, 300 quilômetros ao sul de Igdir.

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário