quinta-feira, janeiro 12, 2006

EUA querem impedir venda da Embraer à Venezuela, acusa Brasil

Fonte: Agência EFE
Com Reuters

O governo brasileiro vê sinais de que os Estados Unidos estão tentando impedir a venda de aviões militares, fabricados no Brasil, para a Venezuela e vai tentar convencer Washington a não tomar esta medida, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

"O Brasil é contra esse tipo de restrição, sobretudo quando não há nenhum tipo de sanção (contra a Venezuela) prevista em acordos internacionais", afirmou o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, ao ser consultado por jornalistas sobre o suposto veto.

Amorim disse que a venda de aviões da Embraer à Venezuela ainda está em negociação, mas esclareceu que o Brasil recebeu "indicações" de que a aquisição estaria sendo travada pela negativa dos Estados Unidos a que a Venezuela tenha acesso a aviões brasileiros que utilizem, em parte, tecnologia americana.

"Recebemos algumas indicações (sobre o veto); fizemos algumas consultas e obtivemos uma resposta que não foi plenamente satisfatória", afirmou o ministro.

"Uma negativa (dos EUA) seria contraproducente. Os aviões que vendemos não são de poder ofensivo, que possam ameaçar a segurança da maior potência do mundo" acrescentou Amorim.

As restrições americanas foram denunciadas na terça-feira em Caracas pelo próprio presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

O líder venezuelano, em pronunciamento em uma cerimônia militar, afirmou que os EUA "tentam evitar" as compras venezuelanas de armamentos a outros países em uma tentativa de "manter a Venezuela dependente".

Segundo Amorim, os EUA não autorizam a Embraer a fabricar e vender os aviões à Venezuela pelo fato de a empresa brasileira utilizar tecnologia americana. O chanceler, que disse ainda esperar uma possível resolução do problema, acrescentou que o Governo Brasileiro tentará conversar com as autoridades americanas sobre o assunto e mediar um acordo entre ambos os países.

"Tentamos melhorar o tipo de diálogo entre a Venezuela, que é um país próximo, amigo do Brasil e agora membro do Mercosul, com os Estados Unidos, que também é um país amigo", disse o chanceler, ao referir-se ao papel de mediador desempenhado pelo Brasil em outras oportunidades.

Amorim ressaltou que os aviões que a Venezuela deseja adquirir à Embraer são do tipo defensivo, semelhantes aos que a Colômbia encomendou recentemente, que não ameaçam a ninguém.

Segundo Chávez, os Estados Unidos também tentaram, sem sucesso, "impedir" a compra venezuelana de equipamentos militares à Espanha e à Rússia. A Venezuela adquiriu à Rússia 10 helicópteros e 100 mil fuzis. Da Espanha, adquiriu 12 aviões e oito navios patrulheiros de costa e litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário