da Folha Online
A Wal-Mart, maior rede varejista do mundo, suspendeu de seu site o sistema automático de sugestões de filmes após descobrir que produções sobre personalidades negras estavam sendo indicadas para os clientes interessados no filme "Planeta dos Macacos".
A notícia foi divulgada por jornais norte-americanos, entre eles "Washington Post" e "USA Today", nesta sexta-feira. Ao clicar na edição especial do DVD de ficção científica sobre macacos inteligentes, apareciam sugestões de compra de títulos sobre Martin Luther King e Tina Turner, entre outras personalidades negras. O caso passou a circular na internet, alertando a administração da empresa, que retirou o software de busca do site e pediu desculpas à população.
"Sentimos muito pelo acontecido. Estamos fazendo todo o possível para corrigir o problema", afirmou a porta-voz da rede, Mona Williams. "As combinações [de dados] ofensivas já identificadas serão retiradas do site."
"De qualquer forma, com milhares de produtos relacionados a cinema disponíveis, há um número quase infinito de combinações possíveis", continuou Williams. "Por isso, desativamos todo o sistema de sugestão de filmes até que o problema seja resolvido."
Segundo ela, o software não estava funcionando corretamente. "Para ilustrar a natureza bizarra desse caso técnico, o site também está relacionando filmes como 'Esqueceram de Mim' e 'As Garotas Superpoderosas' a temas afro-americanos."
Creio que educar é basicamente habilitar as novas gerações no exercício de uma visão não ingênua da realidade, de maneira que seu olhar tenha em conta o mundo, não como uma suposta realidade objetiva em si mesma, mas como o objeto de transformação ao qual o ser humano aplica sua ação. Mario Luiz Rodrigues Cobos - o Silo, "A Paisagem Humana", capítulo 'A Educação'
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário