segunda-feira, dezembro 26, 2005

O clima dos últimos 650 mil anos








O clima dos últimos 650 mil anos

Nelson Bacic Olic
Cada vez mais se discute os possíveis efeitos do aquecimento global. É também cada vez maior o número de estudiosos que afirma que as causas do aumento das temperaturas globais estão intimamente relacionadas à ações antropogênicas resultantes da queima de combustíveis fósseis que geram grandes emissões de dióxido de carbono, o principal gás gerador do efeito estufa.

O texto a seguir, de autoria do biólogo Fernando Reinach e publicado no jornal O Estado de São Paulo (7/12/2005), revela mais elementos científicos para entendermos melhor esta que é para muitos especialistas, uma das principais questões ambientais do século XXI.

Nosso planeta está esquentando e muitos acreditam que isso se deve à queima de combustíveis fósseis. Por outro lado, é possível que a Terra esteja simplesmente passando por um ciclo natural de aquecimento. Uma possível solução para esse dilema vem de um experimento no qual se determinou como a quantidade de CO2 e a temperatura da atmosfera variaram nos últimos 650 mil anos.

A neve seqüestra amostras da atmosfera em que se formou em pequenas bolhas de ar. A cada ano se firma uma nova camada de gelo na Antártida com amostras do ar daquele ano. Coletando as camadas de gelo é teoricamente possível reconstituir as alterações que ocorreram na atmosfera ao longo dos anos. Para tanto basta fazer um poço e retirar o gelo do buraco. A primeira camada corresponde à neve de 2004, a segunda à de 2003 e assim por diante.

Um time de cientistas fez um estudo desse tipo em uma região da Antártida chamada Dome Concórdia. O poço foi feito no topo de uma cordilheira de gelo de 3.200 metros de altura. Para recolher o gelo acumulado nos últimos 650 mil anos foi necessário fazer um furo de 3 mil metros de profundidade. A operação é difícil. Foi preciso cavar um poço fundo em uma das regiões mais frias do planeta. Além disso, cada naco de gelo retirado teve de ser cuidadosamente preservado.

O ar preso nas bolhas das camadas de gelo foi analisado. Primeiro se mediu a concentração de CO2 no ar das bolhas, depois a razão entre o deutério e o hidrogênio, o que permite calcular a temperatura do ar no ano em que ele foi seqüestrado. O resultado final é um gráfico que mostra como vaiou a quantidade de CO2 e a temperatura do ar ao longo dos últimos 650 mil anos.

O gráfico permite várias conclusões. O perfil obtido no Dome Concórdia confirma os dados de um outro perfil obtido na estação de Vostok. Os dois perfis demonstram a existência de ciclos de aquecimento e resfriamento que duram 100 mil anos. Durante cada ciclo a atmosfera esquenta e esfria acompanhando o aumento e a diminuição da quantidade de CO2. Também se observou que em nenhum dos seis ciclos que cobrem os 650 mil anos, a quantidade de CO2, passou de 300 ppm (partes por milhão), variando de 190 a 300 ppm. O último ciclo, que se iniciou faz 25 mil anos, com baixas temperaturas e 190 ppm de CO2, estava no seu pico, com 280 ppm de CO2, no início da Revolução Industrial. A partir de então, a quantidade de CO2 continuou a aumentar e hoje está em 370 ppm.

São duas as conclusões. Primeiro: os níveis atuais de CO2 na atmosfera são os maiores dos últimos 650 mil anos. Segundo: estes níveis foram atingidos após iniciarmos a queima de combustíveis fósseis, o que ocorreu exatamente quando a atmosfera já estava na sua temperatura máxima. Esses resultados reforçam a teoria que responsabiliza a queima de combustíveis fósseis pelo aquecimento global.

Nas últimas seis vezes em que houve um aumento de CO2 um mecanismo ainda desconhecido reverteu o aquecimento. Vamos torcer para que esse mecanismo ainda esteja em ação, porque no ritmo que a humanidade vem queimando petróleo, e dada a resistência mostrada por diversos países em reduzir suas emissões de CO2, só nos resta pagar para ver.

Mais informações em Stable carbon-cycle climate relationship during the late pleistocene, na revista Science, volume 310, página 1313, de 2005.

Fernando Reinach é biólogo.

Um comentário:

  1. Bom muito boas as materias!! um ótimo site de pesquisas e curiosidades até!!!! abraços professor!

    ResponderExcluir