segunda-feira, dezembro 26, 2005

Monção SE asiático

Monções

As monções são ventos sazonais (ocorrem de acordo com as estações do ano) que provocam chuvas torrenciais no verão e um tempo seco e ensolarado no inverno.

Esses ventos são uma reação às diferenças de temperatura entre o ar que está sobre a terra e sobre o mar. As monções influenciam o clima da Índia, Bangladesh, Ásia Sul-Oriental e, em menor escala, o norte da Austrália e a África Central.



Durante o verão, o continente asiático está mais quente que o oceano Índico e recebe seus ventos, que, carregados de umidade, provocam chuvas intensas no continente. Durante o inverno, a situação se inverte: os ventos são secos e vão do continente para o Índico.




A Índia apresenta a clássica e a mais conhecida forma do clima de monções.
No inverno:
No começo do inverno, o continente esfria rapidamente, enquanto o Oceano Índico continua quente porque a temperatura da água leva mais tempo para mudar do que a temperatura da terra. A água quente aquece o ar acima dos oceanos, forçando o ar a subir. Esse movimento "puxa" o ar frio do Himalaia e do norte da Índia para o Oceano Índico. Esses ventos de monções de inverno levam para a Índia um tempo seco, ensolarado e frio durante o período de inverno.


No verão:
Quando o verão retorna, o padrão se inverte. O sul da Ásia se esquenta mais rapidamente do que o Oceano Índico. Algumas regiões do norte e do centro da Índia atingem temperaturas de mais de 40°C (mais de 100°F). O ar quente sobre a terra sobe, "arrastando" massas de ar úmido e frio do oceano para a terra. Esses ventos marcam o retorno das chuvas de monções marítimas.
A umidade levada por esses ventos se condensa, resultando em chuvas fortes e contínuas, que normalmente começam em junho e duram até setembro.

As chuvas:
As chuvas conseqüentes das monções de verão causam inundações generalizadas em Bangladesh e em outras regiões atingidas pelas monções. Muitos habitantes dessas áreas constroem suas casas sobre estacas, preparando-se para as enchentes anuais. Entretanto, as chuvas de verão são essenciais para as colheitas, especialmente depois dos seis meses de tempo seco das monções de inverno. Em alguns anos, as chuvas de monções não são tão abundantes, causando secas e prejudicando as plantações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário