Londres - As pessoas tendem a colocar doses mais generosas de bebidas alcoólicas em copos pequenos e de maior diâmetro do que em copos longos e estreitos, de acordo com pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores pediram a 198 estudantes e 86 atendentes de bar para servirem uma dose de bebida alcoólica. Os estudantes puseram 30% a mais de líquido nos copos pequenos e os atendentes, 20% a mais, de acordo com o trabalho, publicado no última edição do British Medical Journal.
Os grupos colocaram mais do que a dose tradicional nos dois tipos de copos. Os estudantes disseram ainda que pensaram que os copos mais altos podiam armazenar mais bebida, sugerindo que estavam tentando compensar o tamanho do copo ao servir a dose nos copos menores.
As pessoas que participaram do estudo serviram diversos tipos de bebida: vodca com tônica, rum com coca-cola, uísque e gim tônica.
Ao repetir a ação várias vezes, os estudantes começaram a colocar menos líquido nos copos mais altos, mas não colocaram menos nos copos pequenos. Os atendentes de bar colocaram menor quantidade de bebida em ambos os tipos de copo.
O chefe da pesquisa, Brian Wansink, disse que os resultados sugerem que as pessoas deveriam prestar mais atenção quando servem doses e que pode ser útil fazer uma marca em copos para confirmar uma medida.
Wansink acredita que se copos menores levaram os atendentes a servir mais bebida alcoólica a forma de controlar o consumo é usar copos mais altos ou copos com uma marca clara do que constitui uma dose.
Em copos mais baixos, quando uma pessoa pensa que está tomando duas doses, acaba tomando é duas e meia, disse o pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário