A China propôs ao Brasil o desenvolvimento conjunto de um sistema de TV Digital como alternativa aos sistemas disponíveis atualmente - norte-americano, europeu e japonês.
Pela proposta chinesa, participariam ainda do desenvolvimento do projeto a Rússia e a Índia, países com os quais os chineses estão negociando o assunto. A proposta foi feita pelo diretor da Comissão Econômica de Xangai, Li Jing Peng, à delegação brasileira que visitou o país asiático, chefiada pelo vice-presidente da República, José Alencar.
“O Brasil tem muitas sinergias com a China. Nós podemos exportar muito produtos para a China e fazer da China uma plataforma de ingresso de produtos brasileiros em toda Ásia”, afirmou o vice-presidente José Alencar no encerramento do Seminário do Conselho Empresarial Brasil China, em Xangai, que reuniu empresários brasileiros e chineses de diversos setores. O encontro contou com a presença de dirigentes de várias estatais chinesas, como as companhias aéreas China Eastern Airlines e Xangai Airlines, e o grupo alimentício Xangai Sugar, Cigarrete & Wine Co.
“Nós vamos iniciar os chineses nos segredos do futebol, e eles nos vão passar os segredos de seu crescimento”, disse Alencar.
Durante a visita, José Alencar presidiu ainda, junto com a vice-primeiro-ministro chinês, Wu Yi, uma reunião bilateral para “impulsionar a aliança estratégica” entre Brasil e China, com a instalação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Coordenação e Cooperação (Cosban), criada em 2004 na viagem do presidente Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário