24/02/2006 18h41
PARIS, 24 fev (AFP) - Representantes de 95 países e de 60 ONGs e empresas se reunirão na próxima terça e quarta-feira em Paris, num fórum internacional patrocinado por Brasil e França, com o objetivo de avançar na busca de novas formas de financiamento do desenvolvimento.
Segundo autoridades francesas, o encontro será inaugurado pelo chanceler Celso Amorim, o presidente da França, Jacques Chirac, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e autoridades da União Africana. O fórum faz parte do programa de ação internacional contra a fome e a pobreza, uma iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos colegas francês e chileno, entre outros, que o apoiam há mais de três anos.
O encontro deverá criar um "grupo piloto" de países que desejam colocar em prática uma taxa especial sobre as passagens aéreas, como a França fará a partir de julho. "Sairemos do fórum com um grupo de países, entre cinco e 10, que colocarão em prática imediatamente esse sistema de taxas sobre as passagens aéreas, e outro grupo, que aplicará essa medida a médio prazo", afirmaram os organizadores.
O dinheiro arrecadado irá para um fundo comum e será destinado, a princípio, à compra de remédios contra a Aids e outras doenças, como malária e tuberculose, principais pandemias da atualidade.
O processo de financiamento do desenvolvimento com métodos inovadores recebeu um impulso considerável na Assembléia Geral da ONU de 2005, quando 79 países assinaram uma proposta dos presidentes Lula e Chirac sobre esse tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário