terça-feira, setembro 22, 2009

Hugo Chavez ajuda fábrica de R$ 10 milhões em Cotiporã, RS

 

O próprio presidente Hugo Chavez poderá vir a Cotiporã, RS, colado a Veranópolis, na Serra, para abrir a produção de suco de uva da cooperativa que 20 produtores da região, a Vinícola Marson e o Bandes, o congênere do BNDES, passarão a operar a partir de janeiro.

. A produção começará com 2 milhões de kgs de uva no primeiro ano, subirá para 4 milhões de kgs no segundo ano e ao final somará 10 milhões de kgs, que é o que o município produz atualmente.

. A produção irá toda para a Venezuela.

. O investimento apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social da Venezuela é de R$ 10 milhões.

. Não se conhece nenhum outro investimento feito por Chavez no RS. A PDVSA chegou a fazer uma oferta pelo grupo Ipiranga, mas o governo Lula interveio e obrigou as cinco famílias a vender o negócio para a Petrobrás, Braskem e Unipar.

. Cotiporã tem apenas 4.600 habitantes. O prefeito é Constante David Bianchi, do PMDB, que se elegeu numa coligação com o PDT. O editor falou por três vezes seguidas, nesta segunda-feira, com o secretário  de Agricultura, Indústria e Comércio de Bianchi, Ivandro Alberton.

. A economia do município é fortemente influenciada pela agricultura. A renda local busca no setor 66% do bolo – e 90% disto decorre da produção de uvas, sucos e vinhos (a Marson é a maior empresa local).

Site: www.coptipora.rs.gov.br
E-mail: agricultura@pmcotipora.com.br

2 comentários:

  1. Prof. Jéferson. A notícia completa sobre este investimento está na edição de ontem do Correio do Povo - Caderno Cidades.
    Trata-se de investimento de fora como qualquer outro com carência e prazo de pagamentos onde foi aceito o próprio investimento como garantia, fato que nenhuma outra instituição brasileira quiz arcar.
    Alguns se apegam ao fato do governo atual da Venezuela ser o Chavez, ontem não era e amanhã não se sabe.
    O que tem-se de concreto é que há dez anos tentamos viabilizar o projeto numa visão de longo prazo, pois o suco de uva vem crescendo na ordem de 20 % ao ano e o Brasil tem um ótimo custo-benefício em sua produção. O mercado a ser atingido não é o que diz a reportagem que será todo para a Venezuela. O foco será França, Espanha, Portugal , Canadá (já com contatos feitos) bem como o mercado interno e a própria Venezuela que adotou o suco na merenda escolar, assim como o RS que o adotou como lei a partir de agora.
    A Venezuela é altamente dependente dos EUA na parte de alimentos, o que vem o país investir em outros países para não ficar tão dependente. Só no estado do Paraná já investiu mais de 1 bilhão de dólares nestes setores.
    Parabéns para nós que conseguimos uma migalha mas que representa muito no cômputo geral de um município pequeno de apenas 700 propriedades.


    João Marson

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sendo uma migalha achei ótima a notícia!

    ResponderExcluir