terça-feira, julho 08, 2008

“Prendam Bush, o criminoso de guerra!”, gritam americanos em solenidade oficial no 4 de Julho


Diversas pessoas que participavam de uma cerimônia de celebração da independência na casa de Thomas Jefferson – principal autor da Declaração de Independência dos EUA e presidente de 1801 a 1808 - interromperam o discurso de Bush no dia 4 de julho denunciando-o como “criminoso de guerra” e “fascista”. A cerimônia é feita tradicionalmente na residência de Jefferson, em Monticello, na Virginia.

A primeira manifestante a se levantar no público foi uma mulher que ergueu uma bandeira em que se lia “Criminoso de Guerra”. Ela foi retirada da cerimônia por policiais.

Em seguida outros manifestantes se levantaram, um a um, enquanto Bush discursava. Um deles tinha um cartaz em que se lia: “Defendamos a Constituição! Processemos Bush!”. Outro manifestante ergueu: “Ele trouxe o fascismo para nosso país!” e outro ergueu: “Fascista! Estado policial!”. Outra mulher afirmou em voz alta que Bush deveria ser julgado por seus crimes de guerra.

Após sair da cerimônia, Bush encontrou-se com outro grupo de manifestantes quando se encaminhava para seu helicóptero. “Prendam Bush!”, gritavam. Assim como durante o discurso, rapidamente um grupo de seguranças reprimiu os manifestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário