terça-feira, julho 08, 2008

Desemprego aumenta nos Estados Unidos pelo sexto mês consecutivo

 

O desemprego nos EUA cresceu pelo sexto mês consecutivo, atingindo 5,5% em junho, informou na quinta-feira, 3, o Departamento de Trabalho do governo norte-americano.

O Departamento também anunciou que houve uma perda líquida de 62 mil empregos em junho. No primeiro semestre deste ano a economia dos EUA teve uma perda líquida de 438 mil postos de trabalho, segundo dados oficiais.

O índice de desemprego tinha subido de 5,1% em abril para 5,5% em maio, o maior aumento em duas décadas. Os dados de abril também sofreram revisão negativa, o que fez com que o número de postos de trabalho fechados em abril e maio subisse para 129 mil, ou 52 mil a mais do que o inicialmente calculado.

Outro índice mais amplo do desemprego, que inclui as pessoas que desistiram de buscar trabalho, subiu de 9,7% em maio para 9,9% em junho, o nível mais alto em quatro anos.

O número de pessoas que têm um emprego de meio período porque não encontram um de tempo integral subiu 3,5% em junho e chegou a 5,4 milhões. Em um ano, esse contingente de trabalhadores aumentou em 1,1 milhão de pessoas e está em seu número mais alto em 14 anos.

O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, afirmou que “é muito preocupante que o país continue perdendo postos de trabalho enquanto sobe o custo da vida e continua a crise do setor imobiliária”. Segundo Reid, tudo isto “deixa mais em evidência o fracasso da política econômica” de Bush.

Nenhum comentário:

Postar um comentário