quarta-feira, outubro 14, 2009

O milhão do INPE

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=1966

INPE atinge 1 milhão de imagens distribuídas sem custo pela internet. Mais de 70% são do satélite CBERS
28/09/2009


Pioneiro na oferta gratuita pela internet de dados de satélites de média resolução, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) ultrapassou nesta segunda-feira (28/9) a marca de um milhão de imagens distribuídas através do endereço http://www.dgi.inpe.br/CDSR/

A política de dados livres adotada pelo INPE fez do Brasil um exemplo mundial na área de Observação da Terra, tornando o Sensoriamento Remoto uma ferramenta de fácil acesso. O sucesso desta iniciativa pioneira levou outros países, como os Estados Unidos, a também disponibilizar gratuitamente dados orbitais de média resolução.

A distribuição gratuita através da internet começou em 28 de junho de 2004, com as imagens do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Logo após, o INPE tornou livre o acesso às imagens históricas dos satélites LANDSAT. Atualmente o Centro de Dados de Sensoriamento Remoto do Instituto, instalado em Cachoeira Paulista (SP), tem disponíveis imagens dos satélites CBERS-2 e 2B e Landsat 1, 2, 3, 5 e 7. As imagens de todos estes satélites são fornecidas sem custo para qualquer usuário do mundo.

(...)

Visite Meio Ambiente em:
http://blogln.ning.com/groups/group/show?id=2189391%3AGroup%3A90099

--
Para controlar os e-mails que deseja receber emPortal Luis Nassif, vá para:
http://blogln.ning.com/profiles/profile/emailSettings





--
Cordialmente,

Profº Jeferson Pitol Righetto
http://profjefersongeo.blogspot.com/

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário