quinta-feira, outubro 22, 2009

Exxon é condenada por contaminar águas de NY

 

Um juiz federal de Manhattan, cidade de Nova Iorque, nos EUA, condenou a norte-americana Exxon Mobil (Esso), maior companhia petroleira do mundo, a pagar 104,7 milhões de dólares à cidade de Nova York, pela contaminação de poços de água da cidade, com éter metil terbutílico (MTBE, por sua sigla em inglês) um aditivo nocivo da gasolina.

“Nossas reservas de água são os nossos recursos mais vitais, por isso vamos trabalhar para protegê-las e perseguiremos àqueles que as danifiquem”, afirmou o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, em comunicado.

O Departamento de Direito da cidade informou que a decisão do juiz é fundamentada em que a Exxon, ignorou as advertências de seus próprios técnicos para não usar o MTBE em regiões onde houver lençóis freáticos.

O comunicado destaca que a empresa não informou ao governo, postos de gasolina e fornecedores de água sobre a utilização do MTBE, que foi encontrado em seis poços de água na região do Queens.

O MTBE é um aditivo utilizado para oxigenar a gasolina, que, ingerido, pode ser cancerígeno.
  Esta não foi a primeira condenação da Exxon Mobil, por danos ambientais no território norte-americano.

Em 16 de junho, o tribunal de apelações da Califórnia, condenou a multinacional a pagar 507,5 milhões de dólares pelo derramamento de petróleo do navio Exxon Valdez em 1989, no litoral do Alaska. No dia 24 de março de 1989, o petroleiro encalhou na baía Prince William no Alaska, derramando 37 mil toneladas de petróleo no mar, provocando uma tragédia ambi-ental cujas consequências ainda são sentidas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário