sexta-feira, maio 02, 2008

Os pecados do Dalai Lama violam os preceitos básicos do budismo”, diz líder espiritual tibetana

"Os pecados do Dalai Lama violam os preceitos básicos do budismo", diz líder espiritual tibetana

"Fiquei surpresa ao assistir na televisão pessoas inescrupulosas no Tibete queimando e destruindo lojas, escolas e propriedades públicas, exibindo armas e porretes para atacar transeuntes desafortunados. Meu coração ficou profundamente partido, indignado", disse a única Buda viva, em entrevista em Lhasa. A décima segunda Samding Dorje Phagmo afirmou que, desde que foi incorporado pela China comunista, o Tibete não é mais uma atrasada sociedade feudal, repleta de servos analfabetos com pouco acesso a tratamento médico.

A expressão Buda vivo ou viva surgiu na dinastia Yuan (1271-1368) e designa monges eminentes, que se distinguiram na prática dos ideais de Buda. Quando um deles morre, os seguidores dessa religião acreditam que o lama irá reencarnar pois tem missões a cumprir. "O velho Tibete era sombrio e cruel, a vida dos servos era pior do que a do gado e dos cavalos", disse ela à agência de notícias Xinhua, em entrevista publicada na terça-feira, dia 29.

A religiosa, que também é uma importante liderança regional, estava em Pequim para um encontro com o corpo consultivo do parlamento, quando as manifestações golpistas puxadas por seguidores do Dalai Lama se iniciaram em Lhasa, no dia 14 de março. "Os pecados do Dalai Lama e de seus seguidores violam seriamente os ensinamentos e preceitos básicos do budismo e prejudicam a ordem normal e a boa reputação do budismo tibetano", afirmou



--
Cordialmente,

Profº Jeferson Pitol Righetto
http://profjefersongeo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário