sexta-feira, novembro 10, 2006

AS EMPRESAS SUPERPODEROSAS


Se existe um lado bom na grave crise política deste ano é o fato de os brasileiros estarem mais preocupados com os temas ligados à ética. Avaliações desse tipo também ganham força no mundo empresarial, uma tendência confirmada pelos mais de mil presidentes, superintendentes, vice-presidentes e diretores de companhias de 43 setores da economia ouvidos por CartaCapital/TNS InterScience, na oitava edição do Prêmio As Empresas Mais Admiradas no Brasil.

A Natura, que neste ano conquista o bicampeonato, é conhecida pelos projetos sociais e ambientais nos quais se envolve. Além de ser a mais votada, a fabricante de cosméticos e perfumes tem a liderança em quatro dos 11 fatores propostos pela TNS InterScience. São eles: compromisso com ética, responsabilidade social, inovação e compromisso com RH.

Além da valorização das características relacionadas à ética e à responsabilidade social, explica Arão Sapiro, consultor e presidente do Instituto de Estudos para a Competitividade (Insec), também ganham importância neste ano os fatores do conjunto finanças (solidez financeira, compromisso com o País e competir globalmente). “Houve um amadurecimento do empresariado e dos profissionais, que conseguem admirar as características das companhias de uma forma mais balanceada”, avalia o especialista.

Outra tendência, confirmada no estudo deste ano, é a valorização da indústria de base – que produz para outras indústrias. Três delas, Votorantim, Gerdau e Companhia Vale do Rio Doce, esta última com o melhor desempenho na comparação dos últimos três anos, aparecem entre as dez mais admiradas nas três últimas pesquisas.

“Também vem ganhando importância a solidez financeira, uma das competências difíceis de ser atingidas num país de economia instável como o nosso”, comenta Sapiro.

Em 2005, a proporção entre companhias nacionais e de capital estrangeiro no ranking das mais admiradas mantém-se a mesma do ano passado (são oito brasileiras e três de outros países). Isso mostra que, de acordo com o universo pesquisado, o que conta não é somente o tamanho do patrimônio ou o faturamento, em que as empresas estrangeiras levam vantagem. As empresas brasileiras, em especial aquelas com atuação internacional, são as que recebem melhor avaliação.

AS 10 MAIS ADMIRADAS
2005

2004

2003

EMPRESA
2005(%)
2004(%)
2003(%)
Natura
15,7
16,4
7,4
Nestlé
8,4
10,7
11,5
10º
Vale do Rio do Doce (CVRD)
6,9
4,0
2,2
Gerdau
4,9
3,2
3,9
24º
TAM
4,5
2,1
0,9
Votorantim
4,3
4,1
4,0
Embraer
3,9
3,2
4,3
Petrobrás
3,5
6,7
2,5
Microsoft
2,4
2,9
3,0
12º
GE
2,4
1,3
2,5
10º
13º
Itaú
2,3
2,1
1,5
Base: 1,023/ Fonte: Total de executivos

Clique aqui para conferir as vencedoras de 2004

Clique aqui para conferir as vencedoras de 2003

Clique aqui para conferir as vencedoras de 2002

Clique aqui para conferir as vencedoras dos anos anteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário