sábado, maio 20, 2006

Novo diesel será produzi com óleo vegetal

Petrobrás


Novo diesel será produzi com óleo vegetal


A diferença do biodiesel convencional está no processo de produção: o H-Bio é mais barato


A Petrobrás desenvolveu uma tecnologia inédita para a produção de um diesel com 18% de óleo vegetal em sua composição, cujo custo é menor do que o produto convencional (100% derivado do petróleo) e todo o processamento ocorre na refinaria de petróleo.
Batizado de H-Bio, o novo produto será fabricado em duas refinarias da companhia––Regap (MG) e Repar (PR)––a partir do próximo ano e em cinco unidades até 2011. A estatal não informou o investimento necessário para o desenvolvimento do projeto, inédito no mundo.
A diferença do biodiesel convencional está no processo de produção, que do H-Bio é mais barato. No caso do biodiesel tradicional, o óleo ou os grãos (soja, mamona ou outro) são processados em uma unidade produtora de biodiesel, produto de depois é misturado ao diesel derivado de petróleo que sai das refinarias da Petrobrás. A mistura é feita pelas distribuidoras.
O governo estabeleceu que a partir de 2008 é obrigatória a mistura de 2% do biodiesel (convencional) ao diesel derivado de petróleo. Esse percentual sobe para 5% em 2013.
Pela nova tecnologia, a Petrobrás compra o óleo vegetal e o mistura ao petróleo antes de completar o processo de refino. Ao final, sai da refinaria o diesel pronto para abastecer os veículos, sem precisar de adição de nenhum outro produto.


“Testamos o produto e vimos que ele é técnica e economicamente viável”, disse o diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. Os testes em escala comercial foram realizados na Regap utilizando exclusivamente óleo de soja.


Segundo Costa, além do preço menor, o novo produto permitirá reduzir as importações de diesel. Se a mistura de óleo vegetal fosse de 10%, haveria uma economia de 256 mil metros cúbicos de diesel ao ano. A cifra representa hoje 10% do diesel importado.
Com base na estimativa de usar 10% de óleo de vegetal, a Petrobras estima que demandará 10% das exportações atuais de óleo de soja––2,7 milhões de metros cúbicos/ano––para a produção do diesel H-Bio.


Costa disse que o percentual de óleo vegetal a ser utilizado na produção do H-Bio dependerá das condições de preço do mercado e da oferta do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário