A Petrobrás descobriu um novo poço com a presença de óleo leve ao sul da Bacia de Santos. O anúncio foi feito pela empresa na terça-feira. A descoberta pode levar a Petrobrás a transformar a região em um “novo pólo de produção”. Segundo a estatal, o poço “continua em perfuração com o intuito de pesquisar outros objetivos mais profundos, ainda na seção pós- sal”.
A descoberta encontra-se em reservatório arenoso, semelhante àqueles encontrados em Tiro e Sidon. Os reservatórios perfurados se encontram a 2.200 metros de profundidade e estão localizados a cerca de 280 quilômetros da costa do estado de São Paulo.
O poço fica no bloco S-M-1352, da concessão BM-S-41, da qual a Petrobrás detém 80%, após negociação de direitos de 20% para a Karoon Petróleo e Gás, subsidiária da Karoon Austrália. Segundo comunicado da Petrobrás, essa cessão de direitos ainda está sob análise da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis).
“Essa descoberta confirma a adequação da estratégia exploratória na busca da formação de um novo polo de produção na porção sudoeste da Bacia de Santos, que poderá ser integrado por uma série de campos já descobertos, como Caravela, Cavalo Marinho, Coral e Tiro-Sidon; bem como por descobrir ou em processo de avaliação, como a do poço 1-BRSA-870-SPS no prospecto Marujá”, divulgou a estatal.
Creio que educar é basicamente habilitar as novas gerações no exercício de uma visão não ingênua da realidade, de maneira que seu olhar tenha em conta o mundo, não como uma suposta realidade objetiva em si mesma, mas como o objeto de transformação ao qual o ser humano aplica sua ação. Mario Luiz Rodrigues Cobos - o Silo, "A Paisagem Humana", capítulo 'A Educação'
quinta-feira, novembro 18, 2010
Petrobrás anuncia novo poço com óleo leve ao sul da Bacia de Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário