quarta-feira, agosto 06, 2008

Brasil é um dos dez maiores petroleiros no mundo

 

Mario de Freitas e Willemien Groot

14-07-2008

O enorme campo de óleo no litoral do Rio de Janeiro coloca o Brasil entre os dez maiores países produtores de petróleo. Com as novas descobertas, as reservas submarinas triplicaram, confirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em pouquíssimo tempo o Brasil produzirá mais que a Nigéria.
A existência do campo petrolífero já é conhecida há algum tempo, mas, nos últimos meses, aumentaram as especulações em torno dessas notícias não oficiais. A Petrobrás calcula que o campo Tupi tem oito bilhões de barris de petróleo.
É possível que seja um dos maiores campos de petróleo descoberto nos últimos trinta anos. As reservas estão a uns 800 quilômetros da costa e com três quilômetros de profundidade no mar. Contando com as reservas já existentes, o Brasil dispõe aproximadamente de uma reserva de 80 a 100 bilhões de barris. Mais que a Nigéria, que agora ocupa o décimo lugar entre os dez países produtores de petróleo.
Biocombustíveis
O Brasil tem um papel importante no mercado internacional de energia. Não só é um grande consumidor de energia mas o maior exportador de etanol. É o país que mais investiu na produção de combustíveis alternativos. A maior parte do total da energia consumida é proveniente de fonte alternativa, como os biocombustíveis, o etanol e usinas hidrelétricas.
etanolDesde a ditadura militar, nos anos setenta, os governantes de então encorajavam a produção de cana-de-açúcar, matéria-prima do etanol, para diminuir a dependência de fornecedores estrangeiros. Por causa da forte queda dos preços do petróleo, nos anos oitenta, a produção de etanol praticamente foi paralisada.

Desde o início desse século, o combustível limpo e alternativo ganhou apoio do governo. Atualmente, oito de dez carros novos no Brasil são movidos a álcool (ou álcool e gasolina). Fazendeiros do centro e sudeste são os principais produtores de cana para o combustível.
Normas ambientais
Em 2005, o presidente Lula deu a largada para um projeto novo e de grande escala para a produção de biocombustíveis. Os planos incluíam tirar os lavradores do Nordeste da pobreza, através da renda com a produção de mamona, utilizada para fazer o biodiesel. Aproximadamente 200 mil lavradores estão diretamente envolvidos no projeto e, indiretamente, outros 50 mil no restante do país. O biocombustível é misturado ao diesel comum. A mistura, assim como o etanol, está disponível em qualquer posto de gasolina no país.
O Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas questiona o preço dessa produção. Sem normas estabelecidas, a ONU alerta que a floresta amazônica vai ter cada vez mais que ceder espaço aos canaviais.

A carta de demissão da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi um sinal explícito para essa instituição da ONU. Na carta, ela justifica sua saída "devido a dificuldades de executar os programas federais de meio ambiente". Marina Silva estaria sofrendo pressão para amenizar as regras para o desmatamento. Apesar disso, houve a redução do desmatamento da floresta em dez por cento.
Independente
Com a descoberta de novas reservas de petróleo e o desenvolvimento de alternativas energéticas, o Brasil tornou-se auto-suficiente no setor. Tornou-se cada vez menos suscetível às inconstâncias do mercado petrolífero. Se o Brasil atingir suas metas, Lula promete que a população só terá a ganhar com isso. As descobertas recentes de petróleo serão destinadas ao mercado interno e ao desenvolvimento do país, de acordo com suas promessas.

http://www.parceria.nl/brasil/20080714-br-petroleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário