domingo, agosto 27, 2006

Nova ferramenta pedagógica flexibiliza uso de laboratórios remotos

Com Ciência - SBPC/Labjor:


Por Vanessa Sensato
22/08/2006

Com o rápido desenvolvimento da Internet, professores e alunos viram-se frente a várias alternativas para o enriquecimento das aulas, e uma delas é a possibilidade de acesso a laboratórios reais de forma remota, a partir da comunicação pela web. Um trabalho, apresentado pelo pesquisador Marco Túlio Chella, Unicamp, vem contribuir para a flexibilização do uso dessa tecnologia, que é considerada uma das grandes apostas para o melhor acesso a conteúdos técnicos.

Trata-se de uma ferramenta para o desenvolvimento de experimentos remotos em engenharia elétrica, que permite ao usuário, neste caso o professor, montar seu próprio experimento, sem ter que se preocupar com os instrumentos de integração com a Internet. Basta que ele conheça o que vai ser feito no experimento. Ou seja, o professor só precisa entender o que pretende ensinar, mas não necessariamente tem que conhecer as aplicações em rede.

“Meu propósito é oferecer recursos para que o usuário possa elaborar seu experimento que envolva o controle de instrumentos e acionamento de relês, chaves eletrônicas, potenciômetros digitais, entre outros, sem se preocupar com os aspectos relacionados a programação da comunicação do hardware dos instrumentos e integração com a rede Internet”, explica Chella.

O trabalho é resultado do doutoramento de Chella, que já vinha pesquisando a aplicação de diversas ferramentas na educação à distância. Segundo ele, uma das dificuldades na utilização de laboratórios de acesso remoto é a necessidade de se desenvolver uma plataforma de acesso específica para cada experimento. “Não há flexibilidade para se mudar o tipo de experimento usando-se a mesma plataforma”, afirma Chella.

A plataforma desenvolvida por Chella permite essa flexibilização para laboratórios de engenharia elétrica e eletrônica e foi baseada em experimentos propostos no laboratório do curso de eletrônica industrial oferecido na graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp. As atividades envolvidas nas experiências incluem selecionar, por meio de chaves (reles), a associação de componentes eletrônicos pré-definidos, e levantar curvas através da variação dos valores de resistores. Um osciloscópio conectado ao experimento permite a visualização dos sinais.

Para isso, foi implementado um sistema de hardware constituído por uma placa eletrônica de controle, um barramento de dados e as placas de experimentos com comunicação com o computador. Segundo o pesquisador, cada placa de experimento pode controlar até 32 reles, oito potenciômetros digitais e substituir até oito canais de instrumentos de medição, o que permite o controle de até oito experimentos simultâneos.

Elnatan Chagas Ferreira, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp e orientador do projeto de Chella, diz que o ambiente desenvolvido pelo pesquisador é muito funcional, na medida em que o permite criar novos experimentos sem precisar de uma equipe de suporte em programação, o que, no fim, resulta em uma maior flexibilidade de ação para o professor e uma economia de tempo.

Segundo Ferreira, o trabalho é inédito, e a partir de agora, o professor que resolver trabalhar com laboratórios remotos nesta área pode ter acesso a uma ferramenta com a qual não há a necessidade de se desenvolver hardware, interface gráfica e tecnologia de rede para comunicar. “O ambiente dá poder aos não especialistas para desenvolverem um laboratório de acesso remoto”, conclui Chella.

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