terça-feira, novembro 20, 2007

Lula e Crisitina criam comissão e ampliam parceria em energia


Construção da usina hidrelétrica de Garabi(RS), acordos entre as estataisPetrobrás e Enarsa e cooperação na área nuclear impulsionam a integraçãoestratégica entre Brasil e Venezuela

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e a presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner, decidiram na segunda-feira (19) formar uma comissão bilateral permanente para acelerar a cooperação entre a Argentina e o Brasil. Durante a reunião ficou acertado a eliminação do dólar nas relações comerciais e foram discutidas ações para impulsionar acordos entre os dois países na área de energia, comércio, ciência e tecnologia, defesa, espacial, nuclear e social.
Cristina Kirchner, em sua primeira visita ao país, após ser eleita presidente, destacou a importância da integração “estratégica” entre o Brasil e a Argentina e o fortalecimento do Mercosul nas relações internacionais. Ela afirmou que para os planos da comissão, composta por integrantes dos dois governos e presidida pelos presidentes, progredirem “precisamos fixar metas e prazos para alcançar esses objetivos”. “Não é apenas um exercício, do que chamamos na Argentina, de ‘reunionismo’, mas de resultados concretos. É preciso que a integração avance com resultados que possam ser quantificados, exibidos e percebidos pela sociedade”, disse a presidente eleita.
Em duas reuniões, uma delas com a presença de seis ministros argentinos e sete brasileiros, os presidentes Lula e Cristina determinaram que haverá duas reuniões por ano para tratar dos assuntos de interesse dos dois países, sendo o primeiro encontro marcado para fevereiro de 2008 em Buenos Aires.
Sobre a produção de energia, Lula destacou a intenção do Brasil, através da Petrobrás, de firmar acordos com a petrolífera argentina Enarsa (Energia Argentina S&A). Segundo o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, “o presidente Lula insistiu muito na necessidade de uma cooperação entre a Enarsa e a Petrobrás principalmente em águas profundas”.
Na área nuclear e espacial, Marco Aurélio destacou: “a idéia que apareceu mais nas conversas foi de, em primeiro lugar, inventariar todas as iniciativas nucleares que há de uma parte e de outra”. Ele disse que há iniciativas semelhantes nos dois países, como o enriquecimento de urânio. “É preciso ver, concretamente, a possibilidade de uma iniciativa conjunta. Gostaríamos muito que tivéssemos uma cooperação muito estreita na questão espacial e na questão nuclear”, afirmou.
Os acordos de cooperação em relação à construção da usina hidrelétrica binacional no Rio Uruguai, batizada de Garabi (RS), será uma das prioridades da primeira reunião entre os dois países, disse Marco Aurélio. Serão discutidos ainda o desenvolvimento de estratégias conjuntas de defesa sul-americana e o acordo de cooperação científica para desenvolvimento de um satélite comum em São José dos Campos, já firmado antes da reunião entre os dois presidentes.
Cristina Kirchner tomará posse em 10 de dezembro e sucederá seu marido Nestor Kirchner. O presidente Lula já confirmou sua presença na solenidade de posse.
Hora do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário