segunda-feira, junho 27, 2011

EUA: Um império de bases militares

Altamiro Borges: EUA: Um império de bases militares: "Por Hugh Gusterson, no sítio da Adital : Antes de ler este artigo, responda a esta pergunta: Quantas bases militares os Estados Unidos t..."

sábado, junho 04, 2011

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO RIO GRANDE DO SUL REALIZA “VI CONVENÇÃO ESTADUAL DE SOLIDARIEDADE A CUBA”

Associação Cultural José Marti/RS
Em 14/05/2011


O Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodriguez aborda, em conferência, os bloqueios estadunidenses a Cuba e a Política de Realinhamento Econômico e Social, aprovada em abril.

Por Vânia Barbosa – MTB 8927
No período de 3 a 4 de junho de 2011, a Associação Cultural José Marti/RS realiza, em Porto Alegre, a “VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba”, atividade preparatória para o encontro nacional, que ocorre de 21 a 26 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
No dia 3 (sexta-feira), o Vice – Governador Beto Gril - acompanhado de secretários do Estado – recebe, em audiência, o Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodriguez, o Coordenador da Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba da Assembleia gaúcha, Deputado Raul Carrion e o Presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul (UPM), Deputado Miki Breier, além de dirigentes da ACJM/RS, com a finalidade de incentivar a integração RS/Cuba, visando o fortalecimento das políticas públicas nas áreas de saúde, educação, agricultura, biotecnologia e desportos.
A abertura oficial da “VI Convenção” ocorre às 19 h, no Plenarinho do Poder Legislativo, com a presença do embaixador cubano, autoridades, militantes políticos e representantes das universidades, além de entidades apoiadoras da ACJM e solidárias com o povo cubano. Posteriormente – em coordenação conjunta com a Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba - ocorre a Plenária Popular sobre o caso jurídico/político dos “Cinco” antiterroristas cubanos Antonio Guerrero Rodriguez, René González Schwerert, Gerardo Hernandéz Nordelo, Fernando González Llort e Ramón Labañino Salazar. Os “Cinco” foram sequestrados e presos, há quase 13 anos, em cárceres privados dos EE.UU, ao tentar impedir atos terroristas contra o seu país.
Os processos dos “Cinco” são considerados uma surpreendente aberração jurídica e geram manifestações e protestos em mais de 300 entidades do mundo – além de 10 Prêmios Nobel, ativistas políticos e chefes de Estado, sem que o governo estadunidense revise a farsa que foi o julgamento e a sentença imposta aos prisioneiros.
Foram convidados para atuar no Tribunal dos “Cinco”: juíza Antônia Mara Vieira Loguércio; Defensor Público Estadual, Carlos Frederico Guazzelli; Desembargador Rui Portanova; Promotor Humberto Setembrino Corrêa Carvalho; vereador de Viamão e advogado, Romer Guex; Sub-Procurador Geral do Estado, Marcelo Dornelles; Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sofia Cavedon; historiador e professor da UFRGS, Enrique Serra Padrós; Deputado e Presidente Estadual do PT, Raul Pont; Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Deputado Miki Breier; Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara Federal, Deputada Manuela D’Ávila, além de representantes da AJURIS, do Ministério Público e de universidades do RS. Também os advogados Ronald Moreira Dutra, Edson da Rosa, Silvio Jardim, Jorge Garcia e Marilinda Marques, e os militantes da ACJM/RS, Guilherme Oliveira e Gilberto Godinho.
Segundo o presidente da Associação José Marti, Ricardo Haesbaert, “a organização do evento prevê a participação de universitários das Faculdades de Direito de Porto Alegre e Região Metropolitana e, também, estão sendo convidadas universidades de outras regiões do Estado. O ato terá divulgação em rede nacional e internacional de solidariedade, e o posterior encaminhamento da gravação e relatório do Júri para as Faculdades de Direito, como contribuição para o estudo de “um caso de explícita violação jurídica e aos Direitos Humanos”.
Quem são os “Cinco” prisioneiros do imperialismo estadunidense

Antonio Guerrero Rodriguez, cubano/americano, condenado a prisão perpétua, mais 10 anos. Nasceu em 18 de outubro de 1958, em Miami. É engenheiro de Construção de Aeródromos e poeta.
René González Schwerert, cubano/americano, condenado a 15 anos de prisão. Nasceu em 13 de agosto de 1956, em Chicago, filho de pais cubanos. É piloto e instrutor de voo.
Gerardo Hernandéz Nordelo, condenado a duas prisões perpétuas, mais 15 anos de prisão. Nasceu em 4 de junho de 1965, em Havana. Formado em Relações Políticas Internacionais; caricaturista, com diversas publicações e exposições em Cuba.
Fernando González Llort, condenado a 19 anos de prisão. Nasceu em 18 de agosto de 1963, em Havana. Graduado com Diploma de Ouro, em 1987,em Relações Políticas Internacionais.
Ramón Labañino Salazar, condenado a prisão perpétua, mais 18 anos. Nasceu em 9 de junho de 1963, em Havana. Graduado com Diploma de Ouro, em 1986, em Economia.
A “VI Convenção Estadual” também intensifica os debates sobre os bloqueios estadunidenses a Cuba - inclusive o midiático - e possibilita o entendimento sobre as razões da ilha caribenha para as mudanças econômicas e sociais.
No dia 4 de junho (sábado), às 9 h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a ACJM/RS dá prosseguimento às atividades da sua “VI Convenção” com o pronunciamento do Embaixador Carlos Zamora Rodriguez sobre o bloqueio estadunidense a Cuba e a política de realinhamento econômico e social do governo, discutida amplamente com os setores da sociedade cubana e aprovada, em abril, durante o Congresso do Partido Comunista Cubano – PCC. O cantor e compositor Raul Ellwanger encerra as atividades da manhã.
A partir das 14h, ainda no Plenarinho, inicia o painel “O Bloqueio Midiático a Cuba” e as alternativas para enfrentá-lo, com a coordenação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors. Participam os jornalistas Norelys Morales Aguilera, de Santa Clara – Cuba, o Editor dos Sites Carta Maior e RS Urgente, Marco Weissheimer, e o Presidente do Sindjors, José Maria Nunes. A abertura do painel terá a apresentação do cantor e compositor, Pedro Munhoz.

Às 17 h serão apreciadas as propostas apresentadas durante o encontro e que serão defendidas na “XIX Convenção Nacional”, em São Paulo. Após, a atriz Ana Campo apresenta o esquete “Fragmento: te doy una cancion” - uma homenagem aos “Cinco” -, com composição do grande músico cubano, Silvio Rodrigues.

Exposição “Minha Visão sobre Cuba”,
Durante os dois dias da convenção, o estudante de jornalismo e fotógrafo, Michael Susin, de Caxias do Sul, expõe na Galeria dos Municípios, no térreo do Poder Legislativo, a mostra fotográfica “Minha Visão sobre Cuba”, resultado da sua participação, em novembro de 2010, no “VI Colóquio pela Libertação dos Cinco”, na Província de Holguín, e na “Brigada Internacional Contra o Terrorismo Midiático”, em Caimito, na ilha caribenha.
Encerramento
O encerramento da “VI Convenção” ocorre com a festa de confraternização homenageando os 51 anos do Instituto Cubano de Amizade com os Povos – ICAP, e os 50 anos da Batalha de Praia Girón, na qual os cubanos garantiram a primeira derrota do imperialismo estadunidense na América Latina e Caribe. A festa será no Bar do Ricardo, na Rua Caldre Fião, em Porto Alegre e os convites já estão à venda.

Maiores informações no Site:
www.josemarti.com.br
(51)3224 4953

Excelentíssimo Ex-Presidente que quer liberar a Maconha

Fernando Henrique Cardoso.

 


Em nome de 1.000 famílias de usuários de drogas ,que integram o Grupo Amor Exigente da Regional Paulistana Norte de São Paulo, declaramos ao Senhor nossa perplexidade com suas declarações, ontem, ao programa Fantástico, da TV Globo. Classificamos de, no mínimo, IRRESPONSÁVEL, sua defesa na “liberação de todas as drogas”. Como pais, e eleitores, estamos chocados. E nos perguntamos: suas declarações são endossadas pelo partido que o senhor preside, o PDSB, o partido do governador de São Paulo?
Como sociólogo, senhor Fernando Henrique Cardoso, o senhor deveria ouvir as famílias. Só quem tem este sofrimento dentro de casa é que pode dizer o que acontece quando seus entes queridos entram neste caminho, que sempre começa com a bebida e a maconha na infância e na adolescência, e, em seguida, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume e agora o oxi, as drogas que o senhor quer liberar.
O senhor afirmou que foi à Holanda e a Portugal. Mas não precisaria ir tão longe. Bastaria conversar com as famílias de usuários de drogas, andar pelas ruas de São Paulo, pelas cracolândias para entender o significado da doença causada pelas drogas que o senhor quer liberar. Drogas que causam a dependência química, doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como progressiva, incurável e fatal.
O senhor argumenta que “falharam políticas de combate às drogas”. Como famílias e eleitores perguntamos: quando existiu política antidrogas no país? Nem no seu governo, que se prolongou por 8 anos. O senhor nada fez. Apenas criou a Senad, que logo perdeu o titular e se transformou, a partir do seu governo, num. órgão inexpressivo e sem verbas do governo.
Como sociólogo, o senhor deveria ouvir as famílias que passaram e passam por esse flagelo que são as drogas. Ouça os jovens que conseguiram sair delas e a que custo!. Não temos assistência nem vagas para internação na rede pública de saúde. O seu partido, senhor Fernando Henrique Cardoso, não investe no tratamento. Exemplo é São Paulo, governada pelo PDSB, onde há somente 207 leitos oferecidos pelo ESTADO . Estado que enfrenta uma epidemia de todos os tipos de drogas e com registros de crianças já necessitando de tratamento. Mas onde?
Nós, pais de usuários de drogas, estamos ofendidos com a sua irresponsabilidade e insensibilidade. Nossa realidade é de lágrimas, desespero, incertezas e violência com filhos na fissura batendo em pais, assaltando nas ruas, sendo presos. E nada sendo feito pelo seu partido, que governa São Paulo.
Não atrapalhe o governo da presidenta Dilma que já anunciou medidas e está do lado das famílias. Vamos cobrar do seu partido. Quem nada fez, não tem o direito de atrapalhar quem já tem no seu dia a dia o pesadelo das drogas. Quantas vidas sua irresponsabilidade vai tirar?
Em nome de mil famílias aguardamos sua resposta e a do seu partido.
Miguel Tortorelli
Regina Tortorelli
Coordenadores Regionais Paulistana Norte.

Só pra deixar claro, que eu sempre soube que esse proxeneta não vale muita coisa!